Memorial da Minha Vida Escolar
Eu me chamo Larissa Souza Cardoso, Nasci no dia 27
de Setembro de 1993. Sou filha de Andreia dos Santos Souza e Osvaldo Cardoso
dos Santos Jr. Nasci na cidade de Jequié- BA.
Iniciei minha caminhada escolar, na
Escola Amiguinhos do Saber com 3 anos de idade. A educação infantil se deu de uma forma bastante
proveitosa, pois foi lá que conheci as primeiras letras, aprendi a escrever meu
nome, iniciei meu processo de
socialização e comecei a conviver com pessoas da mesma idade que eu. Até hoje
quando sinto cheiro de tinta guache a memória me remete a lembranças dos
desenhos, pinturas, brincadeiras com massinhas que eu tinha nos tempos do
Jardim de Infância.
Iniciei a primeira série em outra
escola, a Escola Educandário Pequeno Príncipe. Tenho varias lembranças!
Fui encaminhada para uma sala, lá a professora parecia uma princesa, tão suave
era sua voz...O nome dela era Moana, uma professora dedicada que vivia sorrindo,
fazendo a turma rir, cantando, dando carinho para a gente... Lembro
até hoje de coisas que ela ensinou, foi ela quem despertou em
mim o desejo em ser uma educadora, tão encantada eram suas aula que eu
reproduzia em casa com primos e colegas, com quadro de giz na parede do quarto,
amigos se reuniam para eu dar aula que aprendi com a pró Moana, trazia memórias
para casa do ambiente da sala de aula que era aconchegante e estimulante, nas
paredes eram afixados cartazes que eram trocado com frequência abordando temas
diversos, havia um varal com atividades realizadas pelos alunos, um imenso alfabeto acima do quadro negro, o mobiliário
da sala consistia em uma pequena estante para os livros, cadeiras , um armários
de aço e a mesa da professora.
´´ A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon é um
instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as possibilidades
do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para uma reflexão
de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer o
processo, proporcionando a aprendizagem de novos comportamentos, novas ideias,
novos valores``. (Henri Wallon, 2005, p.15).
Estando ainda em processo de
alfabetização, recebia atividades estimulantes a leitura, como livros de contação
de historia, exercício de pinturas com enunciado escrito, trabalhava a aula com
músicas que continha o alfabeto e era estimulada a escrever cartinhas.
``Prestar atenção em todas as maravilhas e
lembrar da pequena semente que, um dia, plantamos em um copo de plástico. As
raízes iam para baixo e as folhas iam para cima, mas ninguém realmente sabia
nem porquê. Mas nós somos assim!``
Esta escola tinha um
ambiente bem familiar: era próxima de casa, minhas professoras em na maioria
moradoras do bairro. A escola era pequena, o que deixava os alunos mais
próximos uns dos outros, me dava bem com todos. Sempre fui uma aluna
caprichosa. Permaneci nesta escola até a quarta série sempre com o desejo de me
tornar uma professora de excelência e ensinar aos meus alunos conteúdos com
muito carinho e amor.
(Festa da Páscoa )
Minha Formatura
Lembro-me como foi emocionante.
Momentos inesquecíveis ficarão marcados:a
entrada, as músicas, a valsa, o anel de formatura.. Uma imensa realização que não pode se comparar
a nada.
Universidade
Duas coisas me chamaram a atenção na sua narrativa, primeiro que você despertou para a profissão na escola, e segundo o quanto prazeroso foi esse processo. Gostei também das articulações que vc foi tecendo com a teoria.
ResponderExcluir